A Brasil Foods vai embarcar carne de porco para a China pela primeira vez nesta quinta-feira. Segundo a empresa, trata-se de "um marco" para a empresa pela importância do mercado chinês para a indústria brasileira. O produto a ser exportado, sobrepaleta suína congelada sem osso, foi processado na unidade de Rio Verde (GO).
A BRF, maior exportadora de aves e carne suína do Brasil, é uma das três companhias brasileiras habilitadas a exportar cortes suínos diretamente para o mercado chinês, autorização obtida pelo Brasil no ano passado. Antes, a Seara, da Marfrig (em novembro), e a Aurora (no início deste mês) anunciaram ter realizado embarques ao país.
A China é o maior produtor de carne suína do mundo, mas sua produção não é capaz de atender à demanda interna. "O acesso àquele mercado é um marco para a BRF e para o Brasil, pois abre promissoras perspectivas para o agronegócio nacional", afirmou a empresa em nota. A associação dos exportadores do Brasil (Abipecs) avalia que o país asiático tem potencial de se tornar o principal mercado para a carne suína brasileira, superando tradicionais destinos, como a Rússia e Hong Kong.
Os volumes exportados para a China serão comercializados pela joint venture criada recentemente pela BRF e a empresa chinesa Dah Chong Hong Limited para distribuir produtos no mercado chinês, processar carnes em unidades locais, desenvolver a marca Sadia e atuar nos canais de varejo e food service na China Continental, Hong Kong e Macau, disse a companhia.
A BRF está autorizada a exportar apenas carne suína desossada ao país e quer habilitar unidades instaladas em Santa Carina, Estado que tecnicamente não enfrenta restrições para exportar o produto com osso por ser considerado livre de febre aftosa sem vacinação.
(com Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário