Postagens populares

domingo, 22 de janeiro de 2012

Nas férias veja dicas para evitar problemas de postura das crianças



“Recebo muitas crianças com lesões nos polegares por segurarm o joystick”, conta a doutora Eloísa (Foto: Guilherme Martins)“Recebo muitas crianças com lesões nos
polegares por segurarm o joystick”, conta a doutora
Eloísa (Foto: Guilherme Martins)
O videogame
É normal que crianças fiquem em frente a TV por horas a fio jogando videogame. Mas será que esse hábito pode gerar algum problema postural? A fisioterapeuta Eloísa Aparecida Nelli diz que sim. “Recebo muitas crianças com lesões nos polegares por ficarem quase o dia todo segurando um joystick”, conta.
Em alguns casos a criança possui um videogame que exige movimentos corporais do jogador e estes são os mais indicados. “Quando a criança está se mexendo, tudo bem. O melhor é dar preferência a jogos que propõem uma integração do corpo com o aparelho. E se jogar descalço é melhor ainda”. Para ela a TV e o computador liberam radiação, então é importante andar descalço também, para liberar essa energia.
E além das lesões nos dedos, muitas também sentam de maneira incorreta. No caso de jogos em que é necessário segurar um controle e ficar sentado, o ideal é fazer pausas para relaxar. “A cada meia hora de jogo, é bom fazer uma pausa de 10 a 15 minutos”.
Normalmente ao sentar-se, a criança aos poucos vai relaxando e arcando os ombros para frente. “Depois de uns dez minutos, geralmente eles já estão completamente esparramados no sofá”.
O ideal ao sentar-se para jogar um videogame ou ver TV é encostar a lombar e a coluna em um local plano. “Tem que sentir o bumbum encostando no encosto mesmo”, indica. Outra alternativa é sentar-se no chão, com as pernas cruzadas e a coluna reta. “A posição estará certa quando a criança sentir que está sentando sobre as pernas e não sobre a lombar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário